O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) finalizou a auditoria interna de verificação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e do Sistema de Gestão de Energia (SGE). O trabalho avaliou o cumprimento dos critérios para a manutenção dos certificados ABNT NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO 50001 entre os setores, apontando para a conformidade com as normas de referência.
“Isso mostra a visão de longo alcance que temos no Tribunal, uma vez que, para entregarmos bons resultados à população e continuarmos atuando pelo fim das desigualdades e pelo desenvolvimento do estado, precisamos de bases sólidas dentro da nossa instituição. Então, estamos constantemente em busca do aprimoramento e da excelência destes processos”, disse o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
O subsecretário da Secretaria de Planejamento e Integração (Seplan) do TCE-MT, Guilherme Almeida, explica que as auditorias internas analisaram se o órgão vem seguindo os requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Este processo incluiu a verificação de documentações e observações se estamos seguindo o passo a passo de cada requisito. Isso é necessário para mantermos as certificações.”
Agora, com a consolidação das informações obtidas, uma reunião crítica será realizada para que sejam expostas as oportunidades de melhoria. “Vimos que a maioria dos setores estão conseguindo se manter dentro das exigências, com alguma exceção, é claro, porque a gente está sempre em fase de aperfeiçoamento. Vamos conversar com cada setor para posteriormente apresentar a nossa análise crítica e a proposta de tratar essas oportunidades ou não conformidades identificadas”, pontuou Guilherme.
Segundo o subsecretário, a reunião crítica deve acontecer ainda nesta semana. Já a auditoria externa, de responsabilidade da equipe da ABNT, está prevista para a primeira quinzena de outubro.
Alto padrão
Após a análise dos tópicos dos referidos ISOs, foi recomendado que a Seplan realize trimestralmente uma oficina de qualidade com a alta direção, relatando as informações de todos os processos certificados. “Chegamos a um alto padrão, estamos atendendo aos requisitos das normas e, por isso, devemos manter a qualidade, buscando a constante melhoria por meio do monitoramento”, frisou Guilherme Almeida.
A auditoria voltada ao documento de referência ABNT NBR ISO 50001:2018, tratou sobre o autoconsumo de energia nas dependências do complexo do TCE-MT, que compreende, o Prédio Administrativo, Edifício Marechal Rondon e Escola Superior de Contas (ESC).
Já a auditoria que tratou sobre a ABNT NBR ISO 9001:2015, confere as competências de sete produtos, sendo eles: o Gerenciamento de Prazo e Sistematização das Atividades, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico, Diário Oficial de Contas (DOC), Plenário Virtual, Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo, Controle da Qualidade das Informações inseridas na ferramenta sistema Geoobras e o Radar de Controle Público.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!