Ao longo do final de semana de Black Friday, o e-commerce brasileiro registrou mais de R$ 9,3 bilhões em transações, com um ticket médio de R$ 519,75 – redução de 2,3% frente a 2023. Em comparação ao último ano, o faturamento teve um aumento de 10,5%. Houve também alta no volume de pedidos, que atingiu 17,9 milhões, 13,1% maior que o mesmo período do ano passado. Os dados são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, companhia de soluções antifraude. O estudo analisou o período entre quinta-feira (28), às 00h, até domingo (1), às 23h59.
No âmbito das fraudes, nesse mesmo período o comércio eletrônico registrou cerca de 28,5 mil tentativas, totalizando aproximadamente R$ 45 milhões em golpes evitados. O valor representa uma queda percentual de 13% em relação a 2023. Nesse intervalo, as cinco categorias com maior impacto financeiro foram: instrumentos musicais (4,20%), games (4,02%), informática (2,62%), eletrônicos (2,22%) e celulares (2,20%). O ticket médio das fraudes foi de R$ 1.576,75, um aumento de 18% comparado a 2023. Os resultados refletem suspeitas de fraude; os números são dinâmicos e podem sofrer alterações após um período, quando ocorre a confirmação da tentativa.
“O comportamento digital do brasileiro evoluiu, priorizando praticidade e diversificação, que junto a combinação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro e o foco das empresas em itens de consumo rotineiro favoreceu a alta nas vendas, ampliando o efeito da Black pelo comércio por todo o final de semana. Agora, estamos caminhando para a segunda-feira de Cyber Monday, período em que golpistas também estão à espreita. É de suma importância permanecer vigilantes”, comenta Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.
Ainda segundo o levantamento da plataforma Hora a Hora, os cinco produtos mais vendidos no período foram: eletrodomésticos (15,9%), eletrônicos (11,4%), telefonia (9,4%), moda e acessórios (7,3%) e ar e ventilação (6,3%). No e-commerce, os meios de pagamento mais utilizados foram o cartão de crédito (63%), seguido por PIX (25,5%), boleto bancário (7,4%) e outros (4,2%), que incluem e-wallets, cashback, débito e vales.
Em relação ao perfil do consumidor, o público feminino foi responsável pela maioria das transações no período (51,2%), seguido por homens (48,8%). Quanto à faixa etária, a plataforma indica que a maior parte das compras foi realizada por pessoas entre 36 e 50 anos (41,4%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (31,1%), acima de 51 anos (18,2%) e até 25 anos (9,4%).
“Os resultados da Black Friday 2024 refletem a recuperação econômica e o fortalecimento do poder de compra dos brasileiros. As vendas de novembro apresentaram um crescimento de 15,4% em relação a 2023, enquanto o faturamento da Black Friday alcançou R$ 9,3 bilhões, um aumento de 10,5% em comparação ao ano anterior. Esses números evidenciam não apenas a relevância da data para o comércio, mas também a influência de fatores como a redução da taxa de desemprego e o impacto positivo de novos meios de pagamento, como o PIX, que já responde por 25,5% das transações. O desempenho expressivo de categorias como eletrodomésticos, com alta de 4,1%, demonstra um consumo mais planejado e confiante, impulsionado por um cenário econômico em evolução e maior estabilidade”, avalia Juliana Lorenzetti, diretora de Growth.
Monitoramento Hora a Hora
Para acompanhar os movimentos e ajudar empresas e consumidores, as companhias estão monitorando as tentativas de fraudes e outros indicadores do varejo eletrônico brasileiro durante a Black Friday. O monitoramento é feito via site oficial, diariamente durante todo o mês de novembro, e atualizado de hora em hora entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro.
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