Cuiabá obteve um resultado considerado baixo em desenvolvimento sustentável, conforme o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), lançado nesta sexta-feira (01.11) pelo Instituto Cidades Sustentáveis. A capital mato-grossense ficou em 14º lugar entre as 27 capitais brasileiras e registrou o pior desempenho na região Centro-Oeste.
A pesquisa sobre cidade sustentável mostra Cuiabá com pontuação de 49,46 em uma escala de 0 a 100. Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF) apresentaram resultados superiores, alcançando 53,45, 55,99 e 57,13 pontos, respectivamente. A capital federal alcançou o melhor resultado do país, mas ainda ficou no patamar médio.
O IDSC-BR é uma ferramenta que avalia a condição de vida de todos os 5.570 municípios brasileiros, utilizando 100 indicadores que abarcam temas como saúde, educação, renda, moradia, transporte, infraestrutura urbana e mudanças climáticas. A metodologia permite também a análise de dados sob recortes regionais e temáticos, além de incluir desagregações por gênero e raça, o que possibilita identificar desigualdades entre diferentes grupos sociais.
Para compor o índice, são utilizadas bases de dados nacionais e oficiais, incluindo IBGE, DataSUS e Inep. De acordo com o instituto, o desenvolvimento sustentável vai além do crescimento econômico e considera aspectos socioambientais, promovendo práticas que favorecem a sustentabilidade em oposição ao consumo e crescimento desordenado.
Além de diagnosticar as condições atuais, o IDSC-BR permite que cada município acompanhe seu progresso na Agenda 2030, um compromisso firmado por mais de 190 países-membros da ONU, incluindo o Brasil, que visa atingir 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cada objetivo possui uma pontuação específica no índice, oferecendo uma visão detalhada dos avanços e dos desafios enfrentados pelas cidades brasileiras em cada área.
O Brasil é o primeiro país a monitorar todas as suas cidades com base nos indicadores da Agenda 2030, um marco que, segundo o Instituto Cidades Sustentáveis, pode apoiar a elaboração de políticas públicas mais assertivas em prol de um desenvolvimento urbano mais inclusivo e responsável.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!