Nesse final de semana, ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal, a terceira edição da Expopet, a maior feira pet do Centro-Oeste, que contou com emenda de R$ 600 mil do deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que apoia o projeto desde a sua primeira edição, e teve a presença dos biólogos Richard Rasmussen e Henrique Abrahão, o biólogo Henrique.
“A causa animal é uma das minhas principais bandeiras, e ter a Expopet com a maior feira pet do Centro-Oeste é motivo de orgulho. E vamos seguir trabalhando no parlamento para ampliar as políticas públicas em defesa da causa animal em Mato Grosso”, declarou o presidente da ALMT, Max Russi.
Com entrada gratuita, a exposição ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro (sábado e domingo) com uma programação diversificada, com mais de 50 expositores, palestras técnicas para estudantes e veterinários, exposição de répteis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campeonato com os melhores groomers do Brasil, playground para as crianças e pets, além de uma praça de alimentação.
Segundo o organizador do evento, Gerson Soares, foi superada a expectativa de público com a presença de mais de 5 mil pessoas. “Esse é o terceiro ano que estamos organizando a Expopet e o aumento da nossa visibilidade se deu através do apoio do Max, que tem destinado emenda e promovido ações e leis em defesa da causa animal. Já somos a 5ª maior feira do Brasil e tudo isso devemos a ele”, afirmou Gerson.
O presidente do Grupo de Trabalho (GT) da Causa Animal, Nilson Portela, também esteve presente no estande do GT. “Mais uma edição realizada com muito sucesso, que fortalece a proteção e o bem-estar dos animais, incentiva a conscientização da sociedade e amplia o diálogo entre instituições e a população”, destacou.
DEFESA À CAUSA ANIMAL
O deputado Max Russi tem trabalhado diversas iniciativas para a proteção dos animais em Mato Grosso, com investimentos que somam R$ 1,7 milhão para programas de castração, microchipagem, compra de ração de cães e gatos. Além disso, ele propôs a criação da Câmara Setorial Temática (CST) da Causa Animal, que mais tarde se tornou o Grupo de Trabalho. E uma das iniciativas do GT foi destacada pelo biólogo Henrique.
“Gostei muito dessa cartilha, proposta pelo deputado Max, essa iniciativa tem o meu coração. Parabéns, deputado, que você continue trabalhando pela causa. Os animais não podem falar, mas pode ter certeza de que o coração deles agradece.” afirmou o biólogo Henrique.
A Cartilha em defesa da causa animal é um material didático direcionado às crianças de até 12 anos e que aborda, de forma lúdica, questões como a diferença entre animais silvestres e domésticos, a importância da castração e os canais de denúncia contra maus-tratos. A ação visa formar, desde cedo, uma geração mais consciente e comprometida com o bem-estar animal.
O parlamentar também tem atuado com a criação de importantes leis, como a lei n.º 12.646/2024, que institui abril como o mês oficial de conscientização e prevenção contra a crueldade animal. E a criação da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais — Lei n.º 10552/2017 — já instituída no calendário estadual.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!