POLITICA

Durante entrega da ZPE, deputado Max cobra do presidente Alckmin melhorias na concessão de energia

Por Da Assessoria
Publicado em 27-10-2025 às 09:50hrs
Parlamentar apontou que falhas constantes no fornecimento travam investimentos e ameaçam o desenvolvimento do estado
Durante entrega da ZPE, deputado Max cobra do presidente Alckmin melhorias na concessão de energia

Durante a entrega da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres, nesta sexta-feira (24), o deputado Max Russi (PSB) cobrou do presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), que o governo federal condicione a renovação da concessão da Energisa a compromissos concretos de melhoria no fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso.

“Presidente Alckmin, quero encerrar minha fala fazendo um pedido importante por Cáceres e por todo o estado. O governo federal está conduzindo a renovação da concessão da energia elétrica, que valerá por mais trinta anos, e precisamos ter qualidade nesse serviço, já que ele é um investimento essencial para o nosso desenvolvimento”, afirmou Russi.

O parlamentar criticou a baixa qualidade do serviço prestado pela concessionária, destacando que as constantes falhas e quedas de energia têm prejudicado o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e afastado potenciais investidores.

De acordo com ele, já existem empresas interessadas em se instalar na ZPE de Cáceres, com capacidade para gerar até cinco mil empregos diretos, mas a falta de energia de qualidade tem se tornado um dos principais entraves para a chegada de novos empreendimentos.

“A qualidade da entrega tem sido um dos grandes gargalos do nosso estado. Mato Grosso tem honrado o Brasil e ajudado a balança comercial, sendo campeão em produção de soja, milho, algodão e gado. Muita gente quer investir aqui, mas o fornecimento precário de energia tem travado o crescimento”, criticou.

Com constantes registros de falhas na rede de abastecimento em todo o estado, a Assembleia Legislativa instalou em setembro uma Comissão Especial para avaliar a renovação da concessão da companhia elétrica e discutir alternativas para o sistema elétrico estadual. O prazo de decisão da Aneel encerra em abril de 2026.

Na última quinta-feira (23), foi realizada na Assembleia uma audiência pública para debater a atuação da concessionária Energisa e as principais falhas identificadas na prestação do serviço de energia no estado, com a presença do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Fernando Mosna. O prazo de decisão da Aneel encerra em abril de 2026.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais