O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresenta nesta segunda-feira (21.10) o projeto da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Baixada Cuiabana, ligada à Embrapa Agrossilvipastoril e com foco em agricultura familiar. O evento de lançamento ocorre às 15h, no auditório da Superintendência Federal do Mapa, em Várzea Grande e contará com a participação do ministro Carlos Fávaro.
A nova Umipi será instalada em Nossa Senhora do Livramento, ocupando uma área anteriormente utilizada para pesquisas em piscicultura pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).
A unidade abrangerá 11 municípios da Baixada Cuiabana e trabalhará com cadeias produtivas como fruticultura, olericultura, mandiocultura e piscicultura, além de sistemas agroflorestais e de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Na Baixada Cuiabana, a Umipi, ligada à Embrapa, buscará não apenas aumentar a produtividade, mas também agregar valor à produção por meio de certificações e selos de indicação geográfica, fortalecendo a competitividade dos pequenos produtores.
A agricultura familiar ocupa 65% da área da região da baixada cuiabana, de acordo com o Censo Agropecuário. Em um estado marcado pela predominância do agronegócio em larga escala, essa área se destaca por suas pequenas propriedades, muitas com menos de 50 hectares, dedicadas principalmente à produção de alimentos como frutas, mandioca e hortaliças. No entanto, a baixa altitude, o clima quente e a qualidade do solo apresentam desafios que exigem pesquisas adaptadas às condições locais.
Além dos desafios naturais, a proximidade com os centros consumidores e a dependência de Mato Grosso em importar hortifruti de outros estados abrem espaço para a Umipi contribuir com a redução dessa dependência. A proposta é que, com as tecnologias e inovações desenvolvidas pela unidade, os pequenos produtores da Baixada Cuiabana possam aumentar sua produtividade e conquistar mercados locais.
Embrapa em Sinop
Nos últimos anos, a Embrapa Agrossilvipastoril, com sede em Sinop, já vinha atuando na região por meio de capacitações e projetos, como a introdução de cultivares de banana e o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável, desenvolvido em parceria com a Famato. A nova Umipi pretende expandir essas ações e consolidar a região como referência em sistemas produtivos sustentáveis.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!