Os idosos assistidos pelos Centros de Convivência da Prefeitura de Cuiabá receberam, nesta terça-feira (19), atendimentos voltados à saúde bucal. Desde as primeiras horas da manhã, as unidades estavam cheias de idosos aguardando atendimento. A ação foi uma iniciativa conjunta entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e Saúde, por meio do projeto "Ação em Saúde Bucal - Viva a Vida na Melhor Idade". A ação aconteceu simultaneamente nos quatro Centros de Convivência: Padre Firmo, João Guerreiro, Maria Ignês e Aidee Pereira. O objetivo foi facilitar o acesso dos idosos aos serviços de saúde bucal, destacando a importância da higiene oral e da prevenção de doenças.
Durante o evento, foram realizadas palestras sobre a importância da saúde bucal, orientações sobre higiene oral e cuidados com próteses dentárias. Além disso, os idosos passaram por triagens para identificar suas necessidades específicas e foram encaminhados para unidades de referência. Kits de higiene bucal também foram distribuídos.
“Realizamos uma avaliação inicial para, posteriormente, encaminhá-los para um serviço mais completo. Avaliamos lesões na cavidade bucal e a necessidade de tratamento dos dentes ainda existentes. Muitos pacientes precisam de novas próteses, pois as atuais, com vida útil de 5 a 7 anos, já têm mais de 10 anos de uso. Vamos fazer essa triagem e encaminhar os dados para a coordenadoria de Saúde Bucal para os devidos encaminhamentos e colocação de novas próteses,” explicou a cirurgiã dentista Rejane Cristina da Cruz Nascimento, da Clínica da Família do CPA I.
Elir Nascimento, de 67 anos, aproveitou o evento para verificar qual seria o tratamento mais adequado para seu caso. Ele compartilhou que, durante um tratamento anterior, um raio-X revelou um dente escondido sob outro. “Ainda não estava incomodando, mas agora quero tirar a dúvida sobre a necessidade de remoção. Essas ações são muito boas porque nos ajudam a cuidar da saúde de forma preventiva,” comentou ele, destacando que participa das atividades do CCI Maria Ignês há mais de sete anos.
“A saúde começa pela boca. Estudos mostram que gestantes com doenças gengivais têm mais predisposição para partos prematuros. Aqui, no programa Viva a Vida na Melhor Idade, focamos na terceira idade, enfatizando a educação e cuidados com a saúde bucal, incluindo a higienização correta das próteses. Problemas como a gengivite podem evoluir para doenças periodontais, que levam à perda de ossos e dentes. Higienizar corretamente é fundamental,” afirmou Rejane.
A ação reforçou a importância da prevenção e do cuidado com a saúde bucal, especialmente entre os idosos, promovendo qualidade de vida e bem-estar para todos. Dona Marcina Ferreira, de 80 anos, viúva, destacou a importância de cuidar dos dentes e compartilhou sua própria experiência: “Eu estava tratando uma doença que os médicos não descobriram. Acabei descobrindo por conta própria, durante um churrasco, quando percebi que o céu da minha boca estava estranho. Fui para casa, olhei no espelho e vi que havia uma área esbranquiçada. Procurei tratamento e, graças a Deus, estou aqui. Temos que nos observar e cuidar, especialmente porque o câncer, por exemplo, não dói. Qualquer coisa diferente deve ser investigada,” alertou Dona Marcina.
“Mais uma vez, ficamos muito satisfeitos com o resultado de mais uma ação especial voltada para os nossos idosos. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro tem um cuidado especial com o público da terceira idade, buscando sempre proporcionar mais qualidade de vida. Além dessa ação de Saúde Bucal, continuaremos com outros atendimentos voltados para essa área,” concluiu Jenail Almeida, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), responsável pelas ações nos centros de convivência.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!