O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoveram, na última semana, mais um treinamento para utilização do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), plataforma de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelas prefeituras para os próximos 12 anos.
Ao longo de dois dias, técnicos de 15 prefeituras receberam informações relacionadas ao acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, conhecimento necessário para operacionalização do sistema.
De acordo com o coordenador do GPE no TCE-MT, Volmir Manhabosco, a capacitação está sendo realizada com as equipes que já concluíram a parte do processo que consiste na elaboração dos mapas estratégicos com objetivos, metas e a visão de cada município. “Com isso, inicia-se o processo de monitoramento das ações e avaliação dos resultados.”
Na ocasião, o consultor da UFMT Felipe Resende destacou que o GPE será revertido na melhoria das gestões e, consequentemente, dos serviços públicos prestados aos cidadãos. “Quando tomamos uma decisão baseada em evidências, fica difícil contestar, e todo trabalho do GPE vai nesse sentido, fazer um monitoramento de cada política pública, como que cada secretaria vem avançando nos seus indicadores, para que, a partir daí, os gestores tenham uma decisão mais acertada na alocação dos recursos públicos."
Para o vice-prefeito de Mirassol, Jeffer Kleber, esse acompanhamento é fundamental. “Muitas vezes não temos a mensuração do que está sendo realizado a curto, médio e longo prazo e esse sistema vai nos permitir ter esse acompanhamento mais próximo, facilitando a tomada de decisões, para que possamos melhorar as políticas públicas no nosso munícipio.”
Coordenadora do GPE de Reserva do Cabaçal, Ivani Maria de Mendonça, ponderou que mesmo ainda em fase de implantação, já é possível ver resultados. “Já tivemos que levantar dados, números que a gestão não tinha”.
Nesta oportunidade, a capacitação foi voltada às Prefeituras de Acorizal, Araguaiana, Barra do Bugres, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Cláudia, Juara, Mirassol D´Oeste, Nova Bandeirantes, Nossa Senhora do Livramento, Paranatinga, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Santa Cruz do Xingu e Terra Nova do Norte.
GPE
O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) foi lançado em 2022 pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, com o objetivo de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. A proposta conta com 118 municípios adesos.
Além da validação dos mapas estratégicos de 100 municípios ainda em outubro deste ano, o TCE-MT ofertou o MBA em Gestão Estratégica por Resultados aplicada à Gestão Pública a dois servidores de cada prefeitura, que também será concluído no próximo mês.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!