Pela primeira vez um estado brasileiro constitui uma governança para promover processos inovadores, instituído por meio do ‘Pacto Estadual de Inovação’, assinado nesta quinta-feira (31.10), durante a 2ª edição do Sebrae Hacking, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O acordo inovador foi assinado pelo diretor Técnico do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), André Schelini, e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec.
Atores envolvidos na assinatura do “Pacto pela de Governança e Inovação”
O acordo conta com a participação dos principais atores envolvidos no ‘Pacto Estadual de Inovação’, composta por quatro hélices, com um representante da academia, do setor público, sociedade civil e empresas, para promover o desenvolvimento sustentável de 13 ecossistemas de inovação em Mato Grosso.
Com a adesão de 54 integrantes, o pacto representa uma estratégia colaborativa que, por meio de uma governança formalizada em portaria estadual, visa impulsionar iniciativas de inovação no estado, atendendo a demandas locais e fortalecendo a integração entre os setores.
O diretor Técnico do Sebrae/MT destacou que, ao longo de três anos, o Sebrae/MT tem apoiado esses ecossistemas de inovação, alcançando um novo nível de maturidade nas quatro hélices de desenvolvimento.
“Podemos ir muito mais longe quando estivermos todos conectados, integrados e atuando em rede para o benefício de todos os mato-grossenses. O setor financeiro é parte fundamental dessa estrutura, assim como a iniciativa privada, representada por empresas e empreendedores, e as gestões municipais e estaduais que representam o poder público”, disse.
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, esteve presente na cerimônia de assinatura
Para o secretário da Seciteci, Allan Kardec, as quatro hélices integrantes do Pacto pela Inovação estão prontas para o desafio. “Temos uma academia madura, um governo atuante, uma economia crescente e empresas empenhadas em promover o desenvolvimento. Além disso, existem recursos que podem ser acessados, portanto os agentes de inovação são importantes para facilitar o acesso das empresas a esses recursos”, pontuou.
“Veja que esses treze ecossistemas mapeados no estado estão prontos para receber novos integrantes e, juntos, potencializarmos as vocações de cada território. Mato Grosso pode ser o centro do mundo, não apenas pela sua grande produção de alimentos e biodiversidade com três biomas, mas pelo espírito empreendedor de quem faz acontecer”, ressaltou Schelini.
“O pacto nos permite enxergar o potencial de inovação e crescimento de Mato Grosso, expandindo nosso papel para além das commodities”, concluiu o secretário Allan, parabenizando o Sebrae/MT e os gestores envolvidos na iniciativa.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!