Após assumir o trecho de Várzea Grande a Rosário Oeste, a concessionária Nova Rota Oeste se prepara para dar início aos trabalhos de duplicação. Presidente do Conselho Fiscal da Nova Rota Oeste, Cidinho dos Santos, explica que antes o trecho estava sob responsabilidade do DNIT. A incorporação ocorreu após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ao fazer a revisão quinquenal do contrato.
“O primeiro trecho de Várzea Grande até Jangada, nós já estamos em processo de licitação para contratar a empresa para duplicar esse trecho. A gente quer, entre maio e junho, já ter obra nesse trecho também”, revela Cidinho em entrevista ao #Rdnews, durante visita ao portal.
O presidente do conselho reconhece que a incidência de acidentes fatais no trecho é alta, mas pondera que a Nova Rota Oeste não poderia intervir com obras porque estava sob a responsabilidade do DNIT. “Não é que ficou para trás por vontade da concessionária, ficou para trás porque esse trecho não estava ainda sob nossa responsabilidade e, a partir de agora, vai estar”, frisa.
Cidinho reflete que a concessão, feita durante o governo Dilma Rousseff (PT), se tornou uma colcha de retalhos justamente pelo fato de que alguns trechos de obras haviam ficado sob responsabilidade do DNIT. “Ficou uma colcha de retalhos, porque a duplicação do trecho de Rondonópolis até Rosário Oeste ficou de responsabilidade do governo federal. E mais a Serra Caixa Furada lá em Nobres. E desse trecho de Cuiabá a Rondonópolis demorou muito tempo até acabar acontecendo. A duplicação da Serra também aconteceu, mas a duplicação de Várzea Grande até Rosário Oeste não aconteceu”, pondera.
Manutenção efetiva
Cidinho explica que, além das obras de duplicação, a partir de agora o trecho também passará a ter uma manutenção mais efetiva.
Estávamos fazendo uma manutenção paliativa nesses trechos, agora vamos fazer uma manutenção mais efetiva entre Cuiabá e Rondonópolis e também essas obras, que é o trevão de Rondonópolis, que nós incluímos como responsabilidade nossa, a área de escape da Serra de São Vicente e a duplicação de Várzea Grande até Rosário Oeste. Então é isso, e mais uma restauração também mais efetiva do trecho de Rosário Oeste até Posto Gil.
Revisão aprovada pela ANTT
A revisão quinquenal da Nova Rota do Oeste, que tem a concessão de 850,9 km da BR-163/364 e Rodovia dos Imigrantes (BR-070), entre Itiquira (MT) e Sinop (MT), prevê a implantação de dispositivos para conectividade por sinal 4G; implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD), construção de área de escape na Serra de São Vicente, na BR 364/MT - um pouco antes da "curva da Pedreira", onde há alto índice de acidentes; implantação de complexo viário no Trevo do Lagarto, no Km 353,5 da BR 163/MT; implantação do Contorno Rodoviário de São Lucas do Rio Verde/MT; duplicação de 108,2 km entre Várzea Grande/MT e Rosário do Oeste/MT; implantação de um trevão no entroncamento entre a BR-163 e 364; além da disponibilização de viaturas à PRF e implementação de iluminação pública no km 321,3 ao km 349,4, na BR-163.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!