Na tarde desta quinta-feira (28), a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, acompanhada da secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa, realizou a entrega de 150 filtros de barro para famílias em situação de vulnerabilidade social, na Comunidade Reserva do Coxipó. A iniciativa faz parte do Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, promovido pelo Fundo Social Solidário do Município, criado pela Lei Municipal nº 6.416/2019.
O programa tem como objetivo reduzir os impactos sociais enfrentados pelas famílias mais vulneráveis e melhorar sua qualidade de vida. Até o momento, está prevista a entrega de mil filtros para atender comunidades que não possuem acesso a água potável. “Muitas dessas famílias utilizam fontes alternativas, como poços, nascentes e córregos, para obter água, o que agrava os riscos à saúde. Essa ação reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população mais carente. Água potável é um direito fundamental e, com esses filtros, queremos garantir que essas famílias tenham acesso a um recurso essencial para sua saúde e bem-estar. Estou feliz por poder contribuir com essa entrega e por fazer parte de uma gestão que sempre priorizou o social”, declarou Márcia Pinheiro.
Entre os beneficiados estão famílias brasileiras, colombianas, venezuelanas e haitianas. Dona Maria de Lourdes Sampaio, uma das primeiras a receber o filtro, destacou a importância do equipamento para sua casa. “Aqui não temos água encanada, então dependemos de encanamentos improvisados que nós mesmos fizemos. Com esse filtro, vou poder oferecer água filtrada para meus netos. Vai melhorar muito nossa qualidade de vida”, afirmou emocionada.
A entrega também foi marcada por discursos que evidenciaram o esforço conjunto da comunidade e da administração pública para melhorar as condições de vida local. Segundo Paulo Wielder, proprietário dos terrenos que foram doados para essas famílias, sendo a maioria delas estrangeiras, ações como essa são fundamentais para oferecer dignidade às pessoas em situação de extrema pobreza. “Essas famílias precisam do nosso apoio. As doações desses filtros de barro, para muitos, podem parecer simples, mas para eles, que não têm acesso, irá proporcionar um tratamento digno e humanizado a essa população cuiabana vulnerável, considerando que o acesso à água de qualidade contribui para uma vida com dignidade e igualdade”, declarou.
Altide Cadete, moradora da Reserva do Coxipó, vive com o marido e seus três filhos. Durante a entrega dos filtros de barro promovida pela Prefeitura de Cuiabá, ela expressou sua gratidão pela ação que beneficiou a sua família e muitas outras em situação de vulnerabilidade. “Para nós, é algo muito importante. Agradeço a Deus e a toda a equipe que está com a primeira-dama, ao Paulo, a todos que contribuíram com esse momento. É muito difícil comprar água todos os dias, especialmente com três filhos e o calor intenso. Agora, com o filtro, poderemos ter água de qualidade sem a necessidade de economizar tanto. Esse filtro vai tratar a água para nós, e isso faz toda a diferença. Só tenho a agradecer a Deus, à primeira-dama e a toda a equipe dela. Muito obrigada, e que Deus continue abençoando a todos.”
O Fundo Social Solidário continuará promovendo iniciativas voltadas para o combate às desigualdades e ao fortalecimento da assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. Serão contempladas as famílias assistidas pelos Centros de Convivência para Idosos, Programa Siminina e nos bairros carentes da capital, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!