A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta terça-feira (17.09), os dados da safra 2023/24 e as perspectivas para 2024/25, indicando um cenário otimista para o agronegócio brasileiro. A produção de grãos no país alcançou 302,2 milhões de toneladas na última safra, e a projeção para a próxima temporada é de 326,9 milhões de toneladas, um aumento de 8%, o que pode representar um novo recorde.
O crescimento da área cultivada, que deve passar de 79,7 milhões para 81,4 milhões de hectares, contribui para essa expectativa positiva. A soja será o principal destaque, com a área plantada projetada para 47,4 milhões de hectares, um aumento de 2,98%. A Conab estima uma recuperação da produtividade da soja, atingindo 166,28 milhões de toneladas, um crescimento de 12,82% em relação à safra anterior, impactada pela estiagem.
O arroz também deve registrar uma alta significativa, com crescimento de quase 15% na produção, totalizando 12,1 milhões de toneladas, além de um aumento de 11,1% na área plantada.
Para o milho, a produção deve chegar a 119,8 milhões de toneladas, superando as 115,72 milhões de toneladas colhidas na última safra. A demanda interna por soja deve aumentar, impulsionada pela elevação da mistura de biodiesel no diesel fóssil, que subirá para 15% em março de 2025.
A Conab prevê, ainda, que as exportações de soja do Brasil voltem a atingir o patamar de 100 milhões de toneladas em 2025, com um aumento de 13,3%, chegando a 104,7 milhões de toneladas.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!