O sinal 5G puro começou a funcionar em Cuiabá a partir desta segunda-feira (19). A tecnologia foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As operadoras Claro, TIM e Vivo são responsáveis por ofertar o serviço aos seus clientes.
A Claro liberou o sinal em 7 bairros da capital. A TIM vai cobrir 88 bairros com a nova tecnologia. Já a Vivo informou que vai cobrir 9 bairros e pretende atingir outros 9.
Para facilitar a interpretação, a quinta geração de internet móvel pode ser até 100 vezes mais rápida que a tecnologia antecessora.
O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.
Claro
Na capital, a Claro está utilizando a faixa de 3,5 GHz (Banda C).
A Claro está pronta para disponibilizar a novidade em regiões dos bairros:
O sinal de cada local será ativado à medida que houver a liberação oficial da Anatel.
TIM
A TIM informou que a operadora ativou a rede em 88 bairros da capital, como 44,1% da população coberta. A meta da TIM é abranger até o final do ano todos os bairros do estado com o 5G.
Atualmente, a operadora está presente em 133 cidades do estado, sendo em 92 delas com a rede 4G, a tecnologia mais moderna do mercado antes do 5G.
Bairros onde a TIM terá o 5G em Cuiabá:
Ribeirão Do Lipa, Jardim Florianópolis, Alvorada, Duque De Caxias, Coxipó, Araés, Campo Verde, Centro Norte, Parque Geórgia, Jardim Mariana, Boa Esperança, Jardim Califórnia, Barra Do Pari, Popular, Jardim Itália, Coophema, Residencial Coxipó, São Roque, Santa Marta, Recanto Dos Pássaros, Terceiro, Jardim Tropical, Pedregal, Parque Ohara, Jardim Gramado, Vista Alegre, Morada Do Ouro, Jardim Universitário, Bosque Da Saúde, Canjica, Baú, Terra Nova, Jordão, Despraiado, Lixeira, Jardim Eldorado, Jardim Das Américas, Santa Cruz, Jardim Europa, Morada da Serra, Carumbé, Jardim Dos Ipês, Pico Do Amor, Nossa Senhora Aparecida, UFMT, Jardim Vitória, Cohab São Gonçalo, Cidade Alta, Jardim Presidente, Poção, Praeiro, Novo Horizonte, Dom Bosco, Novo Colorado, Dom Aquino, Cachoeira Das Garças, Nova Conquista, Jardim Leblon, Areão, Jardim Paulista, Goiabeira, Jardim Aclimação, Quilombo, Jardim Passaredo, São Francisco, Paiaguás, Jardim Ubirajara, Santa Rosa, Porto, Santa Isabel, Administração Regional Norte - Cuiabá, Bela Vista, Jardim Imperial, Jardim Cuiabá, São José, Altos Do Coxipó, Centro Sul, Jardim das Palmeiras, Ribeirão da Ponte, Campo Velho, Grande Terceiro, Morada dos Nobres, Centro Político Administrativo, Bela Marina, Tijucal, Jardim Shangri-Lá, Jardim Petrópolis e Praeirinho.
Vivo
A Vivo informou que ativou o sinal nos seguintes bairros de Cuiabá: Centro, Centro Norte, Cidade Alta, Duque De Caxias I, Jardim Alvorada, Jardim Tropical, Morada Dos Nobres, Popular, Santa Rosa.
Os próximos bairros (em ativação) serão: Bosque da Saúde, Centro Sul, Jardim Europa, Jardim Itália, Jardim Mariana, Jardim Shangri-lá, Poção, Ribeirão do Lipa, Senhor dos Passos.
5G
Inicialmente, o 5G deveria estar disponível em todas as capitais até 31 de julho. A Anatel, no entanto, adiou o cronograma duas vezes, por causa do atraso na entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em serviços profissionais de satélite.
Os gargalos logísticos após a pandemia de covid-19 e a política de lockdowns do governo chinês adiaram a entrega dos equipamentos, importados na maior parte do país asiático.
Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vem habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.
Até o momento, a Anatel já certificou e homologou 83 modelos de aparelhos celulares para receber o sinal 5G. A lista está disponível no site da agência.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!