POLITICA

ALMT é finalista do prêmio Unale Assembleia Cidadã

Por Secom ALMT
Publicado em 21-11-2024 às 08:46hrs
Os ganhadores serão eleitos pelos participantes da 27ª Conferência Nacional da Unale, durante o evento, que será realizado de 3 a 5 de dezembro, no Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é finalista da 5ª Edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). Em 2024, o Parlamento mato-grossense concorre em duas categorias: a de Gestão e a de Atendimento ao Cidadão.

As duas iniciativas que concorrem à premiação foram selecionadas pelo desenvolvimento de metodologia à ‘Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares na Assembleia Legislativa de Mato Grosso’ e a outra por levar serviços gratuitos ao cidadão no ‘Espaço de Identificação Infantil’. 

Os ganhadores serão eleitos pelos participantes da 27ª Conferência Nacional da Unale, durante o evento, que será realizado de 3 a 5 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). Cada vencedor receberá um troféu transitório e o direito de usar o selo Assembleia Cidadã.

O espaço de identificação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso atende os pequenos cidadãos mato-grossenses, de zero a cinco anos, e também os atípicos”, explicou a ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira. 

Segundo Fernandes Vieira, “a mudança nasceu de um olhar para compreender a importância do atendimento humanizado, tornando o processo mais tranquilo às famílias e com isso também dar mais agilidade, porque as crianças se sentem confortáveis”, definiu. 

O posto de identificação da ALMT é o primeiro do Brasil a oferecer biometria para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) a crianças recém-nascidas. “A instalação do equipamento para captura biométrica das impressões digitais dos bebês colocou Mato Grosso à frente de outros estados na identificação infantil e isso para nós é motivo de muito orgulho”, afirmou Uecileny Rodrigues.

Entre as milhares de pessoas que já confeccionaram o Registro Geral (RG) no Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa está Maria Melo. Ela é mãe de Pedro e teve que percorrer 123 quilômetros de Nobres até Cuiabá para fazer o RG do filho. “Em Nobres não colhe as digitais, recebemos a orientação que no Espaço Cidadania conseguiríamos fazer o documento. Em outro ambiente teríamos dificuldade para fazer o RG, porque Pedro é autista. Aqui, é só elogio”, disse Melo.  

Na outra linha de trabalho, a gestão pública, a conquista para a disputada do prêmio Unale Assembleia Cidadã veio através da Consultoria Institucional de Acompanhamento Financeiro e Orçamentário (CIAFO), que é um órgão técnico de trabalho e auxilia os deputados a sugerirem de forma transparente e eficiente as emendas parlamentares na lei orçamentária estadual. Com esse trabalho já foi possível, entre os anos de 2021 e 2022, destinar R$ 1,2 bilhão em emendas.   

“A CIAFO apoia as comissões permanentes e temporária fornecendo análises detalhadas que ajudam na fiscalização e no acompanhamento de políticas públicas. Estamos aprimorando a transparência e a eficiência no processo de elaboração e execução orçamentaria, a consultoria está inovando e, com isso, prestando um serviço eficiente à sociedade”, afirmou Polla. 

A Comissão Avaliadora do Prêmio Unale Assembleia Cidadã analisou os projetos recebidos e definiu os finalistas da disputa. Os projetos foram enviados pelas Assembleias Legislativas de todo o país nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. Três projetos em cada categoria foram selecionados para concorrerem à 5ª Edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã.

Atualmente, a Unale é a única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representação dos 1059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Conheça os finalistas da 5ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã pelo link: https://unale.org.br/conheca-os-finalistas-da-5a-edicao-do-premio-unale-assembleia-cidada.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais