Há exatos cinco anos, a saúde pública de Cuiabá deu um salto de qualidade e humanização com a inauguração da última etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC): o novo e moderno Pronto-Socorro da capital, obra realizada integralmente pela gestão Emanuel Pinheiro. Com a inauguração da urgência e emergência, em 18 de novembro de 2019, o hospital consolidou-se como um marco nos atendimentos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS), desempenhando papel essencial em momentos críticos, especialmente durante a pandemia de Covid-19.
Durante a crise sanitária global, o HMC assumiu a responsabilidade de atender todos os pacientes vítimas de acidentes ou com outros problemas de saúde não relacionados à Covid-19, oriundos de Cuiabá e de cidades do interior do estado. Essa decisão foi fundamental para garantir que as unidades de saúde dedicadas ao enfrentamento do coronavírus pudessem concentrar-se exclusivamente no combate à doença.
"O Hospital Municipal de Cuiabá vai além de ser um marco para nossa capital; ele é uma referência em saúde para todo o estado, que enfrenta grandes desafios na assistência médica. Sob a gestão da Prefeitura de Cuiabá, o HMC segue salvando vidas e oferecendo atendimento de qualidade. Durante a pandemia, demonstrou sua força ao servir como uma base sólida para a saúde da nossa população e, atualmente, continua exercendo com excelência seu papel como o maior hospital do estado", destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Desde a abertura de sua estrutura física, em dezembro de 2018, o HMC tem sido reconhecido por sua grandiosidade. Em fevereiro de 2018, o hospital iniciou suas operações com a abertura do ambulatório de especialidades médicas. Em abril do mesmo ano, foram inauguradas as primeiras enfermarias. Já em maio, novos leitos de enfermaria entraram em funcionamento, juntamente com a abertura de um centro de exames de imagem. Em julho e agosto, os primeiros 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) começaram a operar. A última etapa foi marcada pela abertura do Pronto-Socorro e dos últimos 20 leitos de UTI. Com essa inauguração, o HMC tornou-se o maior hospital do estado, com 315 leitos, distribuídos entre adulto masculino, feminino e pediátrico, 60 UTIs, 38 leitos de emergência, 20 do CTQ, 13 de recuperação pós-anestésica e 6 salas de cirurgia. Atualmente, o HMC conta também com 6 UTIs pediátricas.
A construção do HMC foi viabilizada por um investimento federal de R$ 100 milhões, obtidos por meio do programa Chave de Ouro, lançado pelo Governo Federal em 2018. O ex-presidente Michel Temer foi peça-chave para a conclusão desse projeto.
Hoje, o hospital segue atendendo milhares de pacientes por mês, reafirmando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população. “Ao completar cinco anos de funcionamento total, o HMC celebra sua trajetória de excelência e prepara-se para continuar sendo uma referência na área da saúde para as próximas gerações”, finalizou o prefeito.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!