PI 78426 AL- MT VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS de 21 a 29 de JANEIRO 2025

SEGURANÇA

Mauro Mendes contraria deputados e proíbe 'mercadinhos' em penitenciárias de Mato Grosso

Por Da redação J1Agora
Publicado em 22-01-2025 às 08:42hrs
Segundo o gestor, o Estado já fornece os suprimentos básicos para os presos, não sendo necessário um estabelecimento para a venda de produtos.

O governador Mauro Mendes "contrariou" a decisão dos deputados estaduais e decidiu pela proibição dos "mercadinhos" dentro das unidades do sistema prisional em Mato Grosso. Segundo o gestor, o Estado já fornece os suprimentos básicos para os presos, não sendo necessário um estabelecimento para a venda de produtos. O veto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (21).

Segundo o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa, os mercados poderiam continuar existindo, no entanto, em vez de serem administrados pelos policiais penais, passariam a ser geridos por Conselhos da Comunidade.

O veto de Mendes atende à recomendação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que apontou problemas no modelo aprovado pelos parlamentares, que, segundo a pasta, entra em conflito com a Lei de Execução Penal e Diretrizes Nacionais, que proíbem a comercialização de produtos dentro das unidades penais.

E ainda que a legislação só permite os mercadinhos em "situações excepcionais, quando a administração pública não consegue suprir as necessidades básicas dos detentos".

O que "não se aplica ao Estado de Mato Grosso, que já garante assistência material integral aos presos, tornando desnecessária a existência de mercadinhos ou cantinas".

O governador também argumentou que esses "mercadinhos" são usados pelas facções criminosas para manter o seu poder dentro das penitenciárias.

"Além disso de fomentar desigualdades econômicas entre os detentos, cantinas e mercadinhos têm sido historicamente explorados por facções criminosas como instrumentos de controle interno, gerando desvios de recursos e ameaçando a ordem e a segurança nas unidades penais", diz trecho do documento.

       

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais