Uma praça que faz toda a diferença para a comunidade local. “Ninguém imaginava que este espaço se tornasse aconchegante, charmoso e que atraísse crianças, idosos e famílias de todas as idades do São Gonçalo III”, evidenciou o prefeito Emanuel Pinheiro, na entrega da praça ocorrida na quinta-feira (1). O sentimento de gratidão, de pertencimento e muita alegria era evidente entre os moradores do bairro São Gonçalo III ao prestigiarem o evento que homenageava também um dos primeiros moradores, Adão José da Silva, uma pessoa querida e popularmente conhecida como o “gaúcho do cafezinho”, que deu nome à praça.
A requalificação do espaço realizada pela Prefeitura de Cuiabá, através da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, atendeu à reivindicação de Wesley Alves, presidente do bairro, com o apoio do deputado federal Emanuelzinho. Uma ação que deu vida ao local e valorizou os residentes da região, que estavam desacreditados de que as melhorias chegariam. E chegaram, com parquinho para as crianças, academia ao ar livre e área arejada com bancos para os adeptos de uma boa prosa no fim de tarde.
Muita gente compareceu para acompanhar o evento, mostrando o apreço da comunidade pela qualidade de vida e pelo resgate de áreas públicas que estavam totalmente abandonadas e servindo de depósito de lixo, colocando em risco a saúde de crianças, idosos e famílias em geral. “Transformamos essas áreas, devolvemos essas áreas em uma linda área de lazer, de entretenimento, de valorização da comunidade e do bairro, com um espaço que servirá de ponto de brincadeiras para as crianças, de tranquilidade para os pais, de passeio para os idosos e, principalmente, de mais segurança para a comunidade. E assim, lá se vão mais de 300 praças e parques que entregamos ao longo dos nossos dois mandatos como prefeito da capital. Transformamos muitas áreas em verdadeiras áreas de lazer, de valorização da vida humana, com um detalhe: quanto mais humilde o bairro, quanto mais longe do centro da cidade, mais prioridade e mais rápido nossa gestão chega para poder fazer essas entregas que valorizam a vida das pessoas e nossas comunidades”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro.
A Praça Adão José da Silva é mais um exemplo da afeição que o executivo municipal tem em eternizar pessoas de bem que nem sempre são lembradas. “Homenageamos o gaúcho do cafezinho, aliás, uma justa homenagem e bem colocada pelo vice-prefeito e secretário Municipal de Obras, José Roberto Stopa. É marca da nossa gestão que o patrimônio público deve homenagear aqueles que eu chamo de heróis anônimos, pessoas que não são do conhecimento do grande público da cidade, mas são pessoas como o gaúcho do cafezinho, que fizeram muito pela sua família, pela comunidade e por aqueles que o queriam bem. Essas pessoas não morrem jamais; elas vivem no coração não só da família, mas da comunidade que conviveu, que teve o prazer de conviver com esse homem que trabalhou com muita retidão e fez história. Por isso, merece ter seu nome eternizado batizando esta praça”, disse o prefeito.
De fato, como diz o filho do homenageado, só quem mora no bairro sabe como era aquele pedacinho de chão e sua importância para a comunidade. “Para nós é uma satisfação muito grande, uma alegria imensa ver este espaço sendo prestigiado. Quem conhece esse pedacinho aqui, nem imagina uma praça ou algo assim. Para nós, que desde crianças estamos nesse bairro, é uma alegria muito grande. Só temos a agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro e toda sua equipe, ao presidente do bairro Wesley Alves, que tem ajudado muito e batalhado para que isso acontecesse. Nós moramos aqui perto até hoje, e meu pai foi um dos primeiros que acreditou na construção desse bairro. Ele faleceu há uns oito anos, mas dois dos filhos e também minha mãe continuam aqui desde a fundação do bairro. Minha irmã mora em outro bairro, mas tem casa aqui. Então, desde criança, sempre andamos por aqui, nesse pedacinho, nessa redondeza”, relatou um dos filhos do homenageado, Almir Vieira da Silva.
O presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairro (Ucam), José Maurício Pereira, foi um dos que ressaltou o legado da revitalização que beneficiará cerca de 280 famílias. “Uma praça de lazer numa comunidade carente que envolve aqui o São Gonçalo III, Cohab São Gonçalo, Parque Residencial Coxipó representa muito. O prefeito está dando condições para as crianças brincarem e os adultos estarem presentes para usufruírem dos equipamentos de ginástica. E o mais importante disso tudo é que Emanuel Pinheiro é um prefeito para todos. Ele está fazendo uma praça de porte pequeno da mesma forma que faz grandes praças em Cuiabá. Então, ele não faz acepção de nenhuma comunidade. Onde há possibilidade de construir e há recursos, Emanuel está presente edificando mais uma praça para a comunidade”, pontuou José Maurício.
Na oportunidade, o diretor da Limpurb, João Hauer, expressou como era gratificante ver um espaço tão pequeno e repleto de gente. “Por isso sabemos o quanto o gaúcho do cafezinho representou para a comunidade do São Gonçalo III. Eu recebi a solicitação do prefeito Emanuel Pinheiro de que deveríamos fazer uma academia da terceira idade aqui para o bairro São Gonçalo III durante um evento no Mercado do Porto, e prontamente atendi. Os trâmites demoraram um pouco porque, ao conversar com o secretário Stopa, ele pontuou que fazer uma academia e não fazer mais nada, não teria validade. Apesar do espaço ser pequeno, procuramos agregar melhorias e o prefeito nos deu total aval e procuramos fazer o melhor. Comparada às praças que fizemos na gestão Emanuel Pinheiro, esta é uma praça muito pequena, mas com o zelo e cuidado do que há de melhor. Gratidão a todos os envolvidos no trabalho. Podemos ver o comprometimento para a execução que é uma exigência extrema do prefeito e do vice-prefeito: faça o que tem que ser feito, mas faça o melhor. E assim o fizemos. Esse espaço é de vocês e espero que cuidem dele, porque é muito fácil construir, o difícil é cuidar”, disse Hauer.
Em relação aos cuidados para com a pequena e bela Praça “Adão José da Silva”, o comerciante Dirceu Defendi lembrou que foram cerca de 60 dias para que a praça ficasse pronta e que, desde a instalação dos brinquedos, as crianças já vêm desfrutando do espaço, portanto, cabe a todos zelarem por ela. “Os aparelhos da academia chegaram recentemente, mas os brinquedos foram colocados já há alguns dias e estão fazendo a alegria da garotada. Então, quero pedir aos moradores, aos pais das crianças, para que cuidem do espaço. Porque não tinha nada aqui; esse era um lugar que tinha escorpião, caramujo africano, rato e tudo quanto é coisa que o pessoal jogava aqui. Limpava no período da manhã e, à noite, estava sujo. Estou aqui há 28 anos como morador e 26 como comerciante. A gente está aqui, olha e orienta as crianças para não danificarem. É um bem que foi feito com dinheiro público, com dinheiro da gente, e temos que cuidar. Caso contrário, voltará a ser um depósito de lixo. Agradeço a todos e vamos cuidar do que é nosso. Quantos anos para conseguir construir essa pracinha e, agora que conquistamos, essa coisa maravilhosa, só temos que cuidar”, destacou ele.
Mayara Magan, que mora no bairro desde que nasceu há 31 anos, relata o quanto foi bom a chegada dessa praça. “O local estava abandonado e agora será útil demais. Desde que estava meia pronta, as crianças já começaram a se divertir. Foi uma decisão assertiva que vai beneficiar principalmente as pessoas aqui próximas, que não tinham para onde ir”, disse.
“Quero agradecer aos familiares, ao João Hauer pela parceria e ao Wesley pela persistência em lutar pelos interesses da comunidade. A prefeitura tem atuado na região, como no bairro Presidente I, no Parque Cuiabá, no Jockey Club e no São Gonçalo III, que está tendo o asfalto licitado, entre outros. E assim está deixando uma semente interessante; são várias praças e estaremos trabalhando até o dia 31 de dezembro, lutando e defendendo Cuiabá para que possa caminhar muito melhor do que quando a recebemos em 2017”, destacou Stopa.
Além dos filhos, netos, bisnetos, noras e da viúva Rosa Vieira da Silva, também participaram da solenidade moradores do bairro e diversas lideranças comunitárias, como presidentes de bairros.
O HOMENAGEADO
Adão José da Silva era profissional da construção civil, atuando como armador de ferragens, e lutou e ajudou a desbravar o local desde o primeiro manilhamento, regularização da água e foi um dos primeiros a construir na parte de cima do São Gonçalo III. Com o tempo, o bairro cresceu e muitos se instalaram também na parte de baixo do bairro.
Nos últimos cinco anos de sua vida, após adoecer, passou a vender salgados com uma bicicleta cargueira, que estacionava embaixo de uma árvore nas proximidades da praça que hoje leva seu nome. Isso era rotina no início das manhãs e fins de tarde, e todos o conheciam. Rosa Vieira da Silva, hoje com 74 anos, viveu 45 anos casada com Adão, ou o “gaúcho do cafezinho”.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!