POLITICA

Proposta de Botelho é citada na Semana do Meio Ambiente para impulsionar a arborização em MT

Por Secom ALMT
Publicado em 11-06-2024 às 09:07hrs
Evento alusivo à preservação do meio ambiente encerrou no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá

O encerramento da celebração da Semana Nacional do Meio Ambiente, realizado neste domingo (9), no parque Mãe Bonifácia, teve como um dos destaques o Projeto de Lei 839/24, que institui a Política Estadual e cria o Sistema de Arborização Urbana no Estado, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o projeto ajudará na qualidade ambiental urbana e no resgate do título de Cuiabá Cidade Verde. Destaca que a arborização promove a melhoria do microclima, deixando-o mais ameno, melhora qualidade de vida. Mas, segundo ela, esse orgulho se perdeu quando foi mudada a característica da cidade, ao longo dos anos, quando o verde foi sendo substituído pelo cinza do concreto.  

“Temos que somar esforços para devolver o título de Cuiabá Cidade Verde. Nosso objetivo é ajudar arborizar a Capital. Ficamos felizes com a iniciativa do deputado Botelho e de cada cidadão que possa contribuir com essa proposta, inclusive, na manutenção dessa vegetação. Temos que cuidar e manter a qualidade das árvores. Precisamos conscientizar toda população sim, que incentivem o plantio e os cuidados necessários”, afirmou a secretária, durante o encerramento da Semana do Meio Ambiente, denominada de Viradinha Sustentável, numa organização do Instituto Virada Sustentável em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente Sema-MT.

Durante o evento, ao anunciar a apresentação do grupo Flor Ribeirinha, o deputado Botelho reafirmou que cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Alertou que diariamente cada cidadão produz mais de um quilo de lixo, que somam 380 quilos por ano.  

O deputado também falou do projeto de sua autoria, que aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR, vai criar ações que fomentem a arborização em todo o Estado.  

“Estamos aqui encerrando a Semana do Meio Ambiente, uma semana de conscientização, de chamamento para que todos venham participar desse processo de cuidar do meio ambiente. Reciclar o lixo, não jogar lixo nos nossos rios, cuidar das nossas nascentes, plantar árvores. Enfim, são ações que têm que ser feitas para preservar o meio ambiente, diminuir o aquecimento global e evitar catástrofes, como a que ocorreu no Rio Grande do Sul. A Sema vai ser muito importante nesse projeto de arborização”, mencionou o deputado.

De Várzea Grande, Rafaela Oliveira e o marido Josué, com os três filhos, aproveitaram para curtir o parque Mãe Bonifácia e as atrações oferecidas como o Teatro de Rua. “Deixamos os afazeres de casa e trouxemos nossos filhos para conhecerem o parque. Tivemos a sorte de encontrar esse evento lindo, neste parque que é bem arborizado”, disse Rafaela.

Doutora em Ecologia de Áreas Úmidas, a professora Cátia Nunes da Cunha informou que proposta como esse projeto contribuem sobremaneira, inclusive, com as áreas úmidas como o Pantanal. “É extremamente importante conscientizar a população sobre a preservação e estimular o plantio de árvores. É uma ação positiva para o meio ambiente, uma boa notícia!”.  

Flor Ribeirinha na Viradinha Sustentável

Premiado internacionalmente, o grupo Flor Ribeirinha leva cultura mato-grossense e conscientização sobre a proteção do meio ambiente. Fundado às margens do rio Cuiabá, no bairro São Gonçalo Beira Rio, a limpeza do rio está entre os projetos sociais do grupo.

De acordo com o diretor artístico do Flor Ribeirinha Avinner Silva, participar da Viradinha Sustentável soma com as ações desenvolvidas pelo grupo. Ele enalteceu o Projeto de Lei 839/24. “Esse projeto realmente fará jus ao nome cultural: Cuiabá Cidade Verde. Falo pelas histórias que minha avó traz de todas as memórias da comunidade e da nossa querida Cuiabá. Esse projeto vai contribuir muito para manter a preservação e a saúde. Saindo de projeto de lei para a execução, sem dúvidas, contribuirá muito com o desenvolvimento ambiental”, concluiu.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais