A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta para as medidas de prevenção às arboviroses, com cuidados redobrados para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, principal responsável pela transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.
Devido ao período de chuvas em Mato Grosso, que teve início no mês setembro e segue até maio, existe a possibilidade de aumento na proliferação do mosquito transmissor, por isso a importância de se redobrar a atenção aos cuidados.
De acordo com o Ministério da Saúde, com apenas 10 minutos por dia é possível ter atitudes simples, mas eficazes contra a dengue, como: verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d'água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de manter pneus em locais cobertos.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça a importância dessas medidas que, mesmo sendo simples, podem gerar um impacto muito positivo.
“Precisamos do apoio e empenho da população neste momento, que é decisivo na prevenção às arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Cerca de 75% da transmissão dessas doenças ocorre nas residências, por isso, a população tem em suas mãos o grande poder de combater o mosquito. É momento de unirmos forças contra a dengue”, declarou o secretário.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça que a prevenção ainda é a melhor estratégia contra as arboviroses.
“A forma mais eficaz de proteção é interromper o ciclo de vida do mosquito, por isso reforçamos as medidas para evitar água parada e manter os quintais limpos. Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença para proteger não só os moradores, mas toda a comunidade”, acrescentou a superintendente.
Para mais dados relacionados ao número de casos de dengue, zika e chikungunya em Mato Grosso, acesse o Informe Epidemiológico nº 37, disponível neste link.
Vacinação contra a dengue
Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!