O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, classificou nesta segunda-feira (25.11) como um “absurdo” a barreira comercial imposta pelo grupo francês Carrefour à carne brasileira.
Fávaro disse ainda que ficou “feliz” com a resposta dada pelos frigoríficos brasileiros que suspenderam o fornecimento de carne ao grupo. A declaração ocorreu durante entrevista à emissora de notícias a cabo GloboNews, resposta ao CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, que na semana passada disse que a rede deixaria de comprar carne do Mercosul.
“O problema é a forma com que o CEO do Carrefour tratou, o primeiro parágrafo da carta, da manifestação dele, que fala com relação à qualidade sanitária das carnes brasileiras, que é inadmissível falar. O Brasil tem uma das melhores sanidades de produtos alimentícios do mundo”, declarou o ministro, citando que o Brasil permanece com status de livre da gripe aviária no plantel comercial.
Ele destacou que há 40 anos a França compra carne brasileira, e que no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) houve uma ampliação da venda nos países europeus, classificando como “absurdo” a barreira comercial, na qual utilizou como justificativa o “aspecto de respeito ao meio ambiente”.
“A França compra carne do Brasil há 40 anos, só agora que ele foi detectar isso? Então, é um absurdo, ainda mais querer fazer barreira comercial com aspecto de respeito ao meio ambiente. O Brasil tem um Código Florestal mais exigente do mundo. É questão de soberania nacional”, destacou.
Ao final, o ministro elogiou a ação dos frigoríficos brasileiros em suspender o fornecimento de carne ao grupo Carrefour. “Eu estou feliz com a atitude dos nossos fornecedores, das nossas plantas frigorificas. Se para o povo francês, o Carrefour não serve para comprar carne brasileira, o Carrefour também não compra carne brasileira para colocar nas suas gondolas aqui no Brasil”, encerrou.
Em nota divulgada nesta segunda (25), o grupo Carrefour lamentou a decisão pelos frigoríficos e falou sobre o impacto da suspensão. Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade”, disse o grupo varejista.
O Carrefour garantiu que está em diálogo constante na busca de soluções que viabilizem a retomada do abastecimento de carne em suas lojas o mais rápido possível.
"Nós, do Grupo Carrefour Brasil, lamentamos profundamente a atual situação e reafirmamos nossa estima e confiança no setor agropecuário brasileiro, com o qual sempre mantivemos uma relação sólida e de parceria. Entendemos a importância deste setor para a economia e para a sociedade como um todo, e continuamos comprometidos com o fortalecimento dessa relação.
Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade.
Há 50 anos temos construído e mantido uma excelente relação com nossos parceiros e fornecedores, pautada pela confiança mútua. Por isso, estamos em diálogo constante na busca de soluções que viabilizem a retomada do abastecimento de carne nas nossas lojas o mais rápido possível, respeitando os compromissos que temos com nossos mais de 130 mil colaboradores e com milhões de clientes em todo o Brasil.
Reiteramos nosso compromisso com o país, o respeito ao consumidor e a transparência em todas as etapas deste processo. Seguiremos trabalhando para resolver essa situação da melhor forma possível, sempre com o objetivo de atender com qualidade e excelência aos nossos clientes."
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